segunda-feira, 4 de abril de 2011

" A origem da vida "

     De onde surgiram os primeiros seres vivos? Será que eles sempre foram como são hoje? Você já ouviu dizer que as primeiras formas de vida surgiram na água?
     No princípio, a Terra era uma esfera incandescente. Mas com o passar do tempo, sua parte externa começou a resfriar, até se tornar uma rocha dura como é hoje. Cometas que colidiam com a Terra traziam grande quantidade de água. Além disso, numerosos vulcões soltavam gases e vapores que se aumulavam na atmosfera. Assim, além do vapor de água, outros gases, como a metano a amônia e o hidrogênio tambem compunham a atmosfera terrestre.
     Descargas elétricas, sob forma de relâmpagos, e intensas radiações ultravioleta, eram frequentes na atmosfera da Terra nesse período. E foi esse tipo de fenômeno que levou os componentes da atmosfera a se combinarem e se reagirem, formando novas substâncias. Mais terde, esse material foi caindo na superfície da Terra através de intensas chuvas e foi se acumulando nas regiões mais baixas da superfície de nosso planeta.
     O contínuo resfriamento da superfície da terrestre e as frequentes chuvas permitiam a formação de um grande oceano de águas quentes.
     Nesse oceano, que os cientistas apelidaram de caldo nutritivo, novas substâncias químicas foram sendo formadas. Os primeiros organismos vivos surgiram nesse caldo, há cerca de 3,5 bilões de anos. Esse é um dos possíveis caminhos para o surgimento da vida em nosso planeta: a combinaçã e a agregação de novas substâncias presentes no oceano primitivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário